domingo, junho 18, 2006

O navio, um mar, uma vida


"Os navios estão a salvo nos portos, mas não foi para ficarem ancorados que eles foram criados." (desconheço o autor).


***

Nós somos como os navios construídos, se ficarmos no porto, não seremos vítimas das incertezas e dos perigos do mar. Entretanto, este mesmo mar dos perigos e incertezas é o mar das oportunidades, nos leva para outras terras, outros povos, novos continentes, carregam riquezas e lembranças, memórias e alimentos, alimento para a alma, para a vida, para o dia. Em poucas palavras abrem-se as portas para novas histórias, outras lendas, muitas vezes lendas de nós mesmos em contos exagerados.

Navegue nos mares da vida, busque novos rumos, conheça outras ilhas. Deixe seu navio partir, carregue nele toda esperança de dias melhores e ao invés de esperar que qualquer brisa o assopre para algum lugar, reme com perseverança e encontre os bons ventos que empurrarão as velas de sua barca, sua vida.

sexta-feira, junho 16, 2006

Se pudessemos?


E se pudéssemos viver mais uma vez?

***

Esta é uma pergunta para reflexão. Apesar de ainda termos uma vida inteira pela frente, a maioria de nós já vivemos o suficiente para termos arrependimentos, alguns de coisas que fizemos e a maioria, coisas que não fizemos por medo, insegurança ou seja lá o que for.

Fiz algumas loucuras nesta vida e se pudesse viver mais uma vez, não só repetiria como também faria tudo aquilo que deixei de fazer por medo da incerteza. A estas alturas compreendi que nada é realmente certo e existem apenas três possibilidades: Dar certo, não dar certo ou sequer termos dado a chance, a última possibilidade é a mais amarga, porque anula todas as demais.

Aprendi que é melhor correr o risco de ser feliz do que temer o erro.