sábado, maio 14, 2005

Atitudes

Ter atitude é uma qualidade muito valorizada nos profissionais contemporâneos. Passou-se o tempo em que o bom funcionário é aquele que entra as 8 e sai as 18. Um mundo competitivo espera muito mais do que o simples cumprimento das obrigações.

Esta é uma história muito antiga, e bastante contada nas empresas como lição.


Conta-se que certa vez, um funcionário antigo se sentiu ultrajado porque um colega de trabalho com muito menos tempo de casa fora promovido. Inconformado, ele foi conversar com seu chefe.

- Senhor, precisamos conversar a respeito da minha carreira aqui na empresa. Disse o funcionario.
- Desculpe-me, mas tenho que analisar estes contratos e não posso conversar agora. Espere... Enquanto finalizo minha tarefa, você poderia ir na quitanda da esquina verificar se eles tem laranja para o lanche da tarde. Respondeu seu chefe.
- Tudo bem. Devolveu o funcionário.

Tempos depois o funcionário voltou dizendo que não haviam laranjas naquele dia. Ao ouvir o relato, o chefe pediu que o mesmo se sentasse e observasse o que aconteceria. Neste momento, ele chamou o funcionário promovido e lhe passou a mesma tarefa. Imediatamente este foi verificar na mesma quitanda e ao voltar disse:

- Chefe, acabei de ir na quitanda da esquina e não haviam laranjas, mas se quiser uma opção, eles tem abacaxi a um preço muito interessante. Se levarmos a lista de preços para a quitanda do outro lado da rua, podemos ter um bom desconto, uma vez que eles garantem a cobertura de preço.

Neste momento o antigo funcionário agradeceu a atenção e se retirou.

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