sábado, maio 21, 2005

Você é do tamanho do seus sonhos

É o que diz César Souza no seu livro de mesmo título. É um livro muito interessante, que aborda de maneira sistemática os anseios comuns das pessoas e um meio de realiza-las. O que são os sonhos? O sentido comum da palavra define-o como visões que temos ao dormir. Num sentido mais poetico, e quem sabe até profético, é um resumo dos desejos de cada um de nós.

Os sonhos (no sentido poético) movem o mundo, de um sonho surgiram as grandes conquistas, importantes descobertas, históricas revoluções e dos sonhos alimentamos o futuro. Mas sonhar apenas não basta, é preciso realiza-lo e para realiza-los é necessário dar o primeiro passo, planejar, buscar e principalmente trabalhar. Ter uma meta, saber aonde quer estar daqui a alguns anos, o que quer estar fazendo, o que gostaria de possuir, construir. É um bom começo.

Infelizmente muitas pessoas não acreditam em si, não sabem o quanto poderiam ser grandes e esperam dos outros uma atitude. Sendo que a primeira atitude deveria partir de si. O resto vem espontaneamente.

Dizem que a sorte é a oportunidade que surge quando se está preparado, e de fato, não vejo outra saída a não ser acreditar neste dito. Quando se acredita e faz por onde, as coisas começam a acontecer naturalmente, os eventos e fatos começam a se encaixar de maneira esplendida, como se fossem coordenados. É claro que muitas vezes, o certo se torna incerto, neste caso é necessário analisar e descobrir aonde está errado (ou errou) e corrigir, aparando-se as arestas conseguimos uma obra quase perfeita, até porque a perfeição é um conceito vago demais para ser considerado, nestes casos.

Ao surgir um novo desejo (ou sonho), grande parte já começa errado, pensando coisas do tipo: Nunca vou conseguir ter um desses, nunca conseguiria conquista-la, nunca estarei lá, nunca vou conseguir jogar futebol como ele e assim por diante. Robert Kiyosaki dizia em uma de suas obras que o pensamento tem um poder imensurável, ao pensar como um perdedor, assim você será. Então, qual seria a atitude correta? Mudar sua forma de pensar, se trocássemos o "nunca" por algo do tipo: O que terei que fazer para conseguir um desses? O que farei para conquista-la? Como farei para estar lá? Como jogar futebol como ele?

Não faria uma grande diferença?

Escolha um sonho e corra para realiza-lo, comece certo, pense como alguém disposto a realiza-lo porque enquanto isso o tempo segue.

Nenhum comentário: