terça-feira, maio 17, 2005

Nova ordem econômica mundial?

Li uma notícia no Estadão que dizia que a China já possui a segunda economia mundial, movimentando nada menos que US$ 5,73 trilhões em 2002! Neste ritmo de crescimento, ela ultrapassará os Estados Unidos por volta de 2012 e se consolidará como a maior economia mundial.

Lembro-me de um professor de PCS (Praticas Comerciais e de Serviços) que tive em 1994, na oitava série. Ele dizia que a China possui um mercado gigantesco e que em breve iria aderir a um modelo próximo ao do Capitalista, e com o mercado consumidor interno que ela possui, em pouco tempo seria uma grande potencia mundial. O holofote da discussão foi interessante: Imagine você, empresário, que possui uma floricultura, vender flores para 0,1% da população de Pequim em uma data festiva?

Só nos resta torcer para que não seja um mero inchaço, porque a quebra dos Estados Unidos hoje provocaria um caos mundial, agora que caminhamos rumo a um futuro que teremos dois países de similar poder...

Um comentário:

Anônimo disse...

Rapaz... os japorongas de todas as espécies (chineses, japas e etc..) estão a mto tempo tentando dominar o mercado. Tu é um exemplo disso, Emilio! ahahahahah
Aproveita que os brasileiros estão "fedendo" de preguiça e precisam de "descansar" mais um pouco no próximo feriado para passar na frente.
Tu sequer sabe o que é futebol! Talvez já tenha jogado.. no video-game..aahahahahahh

Falou, moleque!
Tudo de bom e.. esquece este negócio de Civic... não é tua cara..ahahahaahhah

Sérgio