sábado, maio 28, 2005

Ainda sobre sonhos...

Era uma vez um homem chamado Tchuang Chou, que sonhou ser uma borboleta, uma borboleta que esvoaçava e tremulava no ar, feliz consigo mesma, fazendo o que queria. De repente acordou e lá estava ele, um Tchuang Chou sólido em carne e osso. Só que agora ele não sabia se era Tchuang Chou que sonhara ser uma borboleta ou se era uma borboleta sonhando ser Tchuang Chou.

Tchuang Chou era um respeitado filósofo do século IV (a.C.), também conhecido como Tchuang Tsu, ou Mestre Tchuang.

Este raciocinio filosófico tem um mistério profundo que envolve tudo aquilo que vivemos hoje! Será que não somos frutos do sonho de algo? No caso do sábio chines, a borboleta? Será que a nossa vida não está se passando no sono de alguém? Não haverá uma borboleta sonhando que é você? Quem sabe eu mesmo não esteja sonhando com a vida que levo? Neste caso, o que seria o despertar? A morte nos despertaria para aquilo que realmente acontece?

Imagino que nunca saberei as respostas para estas perguntas.

sábado, maio 21, 2005

Você é do tamanho do seus sonhos

É o que diz César Souza no seu livro de mesmo título. É um livro muito interessante, que aborda de maneira sistemática os anseios comuns das pessoas e um meio de realiza-las. O que são os sonhos? O sentido comum da palavra define-o como visões que temos ao dormir. Num sentido mais poetico, e quem sabe até profético, é um resumo dos desejos de cada um de nós.

Os sonhos (no sentido poético) movem o mundo, de um sonho surgiram as grandes conquistas, importantes descobertas, históricas revoluções e dos sonhos alimentamos o futuro. Mas sonhar apenas não basta, é preciso realiza-lo e para realiza-los é necessário dar o primeiro passo, planejar, buscar e principalmente trabalhar. Ter uma meta, saber aonde quer estar daqui a alguns anos, o que quer estar fazendo, o que gostaria de possuir, construir. É um bom começo.

Infelizmente muitas pessoas não acreditam em si, não sabem o quanto poderiam ser grandes e esperam dos outros uma atitude. Sendo que a primeira atitude deveria partir de si. O resto vem espontaneamente.

Dizem que a sorte é a oportunidade que surge quando se está preparado, e de fato, não vejo outra saída a não ser acreditar neste dito. Quando se acredita e faz por onde, as coisas começam a acontecer naturalmente, os eventos e fatos começam a se encaixar de maneira esplendida, como se fossem coordenados. É claro que muitas vezes, o certo se torna incerto, neste caso é necessário analisar e descobrir aonde está errado (ou errou) e corrigir, aparando-se as arestas conseguimos uma obra quase perfeita, até porque a perfeição é um conceito vago demais para ser considerado, nestes casos.

Ao surgir um novo desejo (ou sonho), grande parte já começa errado, pensando coisas do tipo: Nunca vou conseguir ter um desses, nunca conseguiria conquista-la, nunca estarei lá, nunca vou conseguir jogar futebol como ele e assim por diante. Robert Kiyosaki dizia em uma de suas obras que o pensamento tem um poder imensurável, ao pensar como um perdedor, assim você será. Então, qual seria a atitude correta? Mudar sua forma de pensar, se trocássemos o "nunca" por algo do tipo: O que terei que fazer para conseguir um desses? O que farei para conquista-la? Como farei para estar lá? Como jogar futebol como ele?

Não faria uma grande diferença?

Escolha um sonho e corra para realiza-lo, comece certo, pense como alguém disposto a realiza-lo porque enquanto isso o tempo segue.

quinta-feira, maio 19, 2005

Frase interessante!

"A morte existe enquanto vivemos e não mais existimos quando morremos." (Epicuro).

Esta é uma frase muito interessante, pois demonstra com extrema clareza eventos opostos e excludentes.

Epícuro foi um filósofo que provavelmente viveu por volta de 306 antes da era comum (ou antes de Cristo), foi discípulo de Pânfilo e posteriormente
Nausífanes, fundou uma escola no jardim de sua casa e ministrava suas ideias de maneira peculiar. Ao inves de reunir seus discipulos e discursar a eles, passava o dia familiarmente com uns e outros. Negava qualquer explicação metafísica da realidade e afirmava que o sábio é aquele que busca liberdade e independencia interior. (http://www.pucsp.br/~filopuc/verbete/epicuro.htm).

É assustador imaginar que tudo que um dia construir será, inevitavelmente, deixado para trás. Entretanto o que me fascina é a vontade que as pessoas tem de construir assim mesmo. Daí então, o sentido da vida transcende a morte e resta cravar em algum canto sua marca, uma recordação.

Existem aqueles que escrevem muitas páginas na história, constroem grandes monumentos, arrastam multidões, viabilizam civilizações.

Existem aqueles que deixam boas lembranças para aqueles que ficam.

Existem aqueles que partem sem nada deixar, mas também sem nada a perder.

E por fim, existem aqueles fecham seu túmulo sem ter visto o mundo.

terça-feira, maio 17, 2005

Nova ordem econômica mundial?

Li uma notícia no Estadão que dizia que a China já possui a segunda economia mundial, movimentando nada menos que US$ 5,73 trilhões em 2002! Neste ritmo de crescimento, ela ultrapassará os Estados Unidos por volta de 2012 e se consolidará como a maior economia mundial.

Lembro-me de um professor de PCS (Praticas Comerciais e de Serviços) que tive em 1994, na oitava série. Ele dizia que a China possui um mercado gigantesco e que em breve iria aderir a um modelo próximo ao do Capitalista, e com o mercado consumidor interno que ela possui, em pouco tempo seria uma grande potencia mundial. O holofote da discussão foi interessante: Imagine você, empresário, que possui uma floricultura, vender flores para 0,1% da população de Pequim em uma data festiva?

Só nos resta torcer para que não seja um mero inchaço, porque a quebra dos Estados Unidos hoje provocaria um caos mundial, agora que caminhamos rumo a um futuro que teremos dois países de similar poder...

sábado, maio 14, 2005

Atitudes

Ter atitude é uma qualidade muito valorizada nos profissionais contemporâneos. Passou-se o tempo em que o bom funcionário é aquele que entra as 8 e sai as 18. Um mundo competitivo espera muito mais do que o simples cumprimento das obrigações.

Esta é uma história muito antiga, e bastante contada nas empresas como lição.


Conta-se que certa vez, um funcionário antigo se sentiu ultrajado porque um colega de trabalho com muito menos tempo de casa fora promovido. Inconformado, ele foi conversar com seu chefe.

- Senhor, precisamos conversar a respeito da minha carreira aqui na empresa. Disse o funcionario.
- Desculpe-me, mas tenho que analisar estes contratos e não posso conversar agora. Espere... Enquanto finalizo minha tarefa, você poderia ir na quitanda da esquina verificar se eles tem laranja para o lanche da tarde. Respondeu seu chefe.
- Tudo bem. Devolveu o funcionário.

Tempos depois o funcionário voltou dizendo que não haviam laranjas naquele dia. Ao ouvir o relato, o chefe pediu que o mesmo se sentasse e observasse o que aconteceria. Neste momento, ele chamou o funcionário promovido e lhe passou a mesma tarefa. Imediatamente este foi verificar na mesma quitanda e ao voltar disse:

- Chefe, acabei de ir na quitanda da esquina e não haviam laranjas, mas se quiser uma opção, eles tem abacaxi a um preço muito interessante. Se levarmos a lista de preços para a quitanda do outro lado da rua, podemos ter um bom desconto, uma vez que eles garantem a cobertura de preço.

Neste momento o antigo funcionário agradeceu a atenção e se retirou.

segunda-feira, maio 09, 2005

A vida como ela poderia ser!

Ah, o humorista! Sempre tem por onde tirar uma boa história! Até mesmo das coisas que jamais esperamos. Imagina só, se o ciclo de nossas vidas fosse do jeito que um dia contou Chaplin?


A vida - Charles Chaplin

A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina.
Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás para frente.
Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.
Daí viver num asilo, até ser chutado para fora de lá por estar muito novo.
Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar.
Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante para poder aproveitar sua aposentadoria.
Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.
Você vai pro colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando... E termina tudo com um ótimo orgasmo!

Não seria perfeito?

domingo, maio 08, 2005

F1 - Kimi, Alonso, Trulli, que coisa!

Eu estou revoltado! Não assisti ao GP da Espanha. Acordei tarde, não vi o Schumacher sair da prova, não vi o Villeneuve com problemas de vazamento no motor, não vi o Montoya em sétimo, enfim. Esperei duas semanas para ver a prova e no dia "D" esqueço fico na cama até mais tarde.

Felizmente, felizmente, nem tudo está perdido! O Kimi venceu! A Mclaren está de volta! Mais forte e competitiva! Não vou me esquecer do GP de Monaco. Prometo!


sábado, maio 07, 2005

Hino de uma juventude

Ah, as músicas, nada melhor do que recordar daquelas que marcaram época.

Eu sei, eu sei, esta que postei hoje não é da minha época, mas fez parte da juventude de muitos que hoje são senhores e senhoras, alguns que já partiram, outros de que não se tem mais notícias. Para os que fizeram parte dessa época de ouro, nada melhor do que relembrar.

Só para não dizerem por aí que não falei das flores


Geraldo Vandré - Pra não dizer que não falei das flores

Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais braços dados ou não
Nas escolas nas ruas, campos, contruções
Caminhando e cantado e seguindo a canção

Vem vamos embora que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora não espera acontecer

Pelos campos a fome em grandes plantações
Pelas ruas marchando indecisos cordões
Ainda fazem da flor seu mais forte refrão
E acreditam nas flores vencendo o canhão

Vem vamos embora que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora não espera acontecer

Há soldados armados, amados ou não
Quase todos perdidos de armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam antiga uma lição: de morrer pela pátria e viver sem razão

Vem vamos embora que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora não espera acontecer

Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Somos todos soldados, armados ou não
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não
Os amores na mente, as flores no chão
A certeza na frente, a história na mão
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Aprendendo e ensinando uma nova lição

Vem vamos embora que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora não espera acontecer

quinta-feira, maio 05, 2005

Pontos de vista

O que é um ponto de vista? Seria um modo de ver as coisas? A ótica de uma situação? Opiniões acerca de um fato? Sim, quem sabe, para sintetizar o raciocínio nada melhor que o texto do rabino Henry Sobel, muito bonito!

Imagine que você está à beira-mar e vê um navio partindo. Você fica olhando enquanto ele vai se afastando cada vez mais longe, até que finalmente parece mais um ponto no horizonte, lá onde o mar e o céu se encontram. E você diz: Pronto, ele se foi... Foi aonde? Foi a algum lugar que sua vista não alcança. Só isso. Ele continua grande, tão bonito e tão importante como era quando estava perto de você. A dimensão diminuída está em você, não nele. E naquele exato momento em que você está dizendo ’Ele se foi’, há outros exclamando em júbilo: ’Ele está chegando!’


A primeira vez que li este texto foi no Fotolog da Pri Bessa (http://www.fotolog.net/tinylass), valeu Pri! :o)

quarta-feira, maio 04, 2005

Como dar uma notícia?

Ainda hoje, as palavras tem um poder fascinante sobre as perspectivas que criamos com relação aos fatos, a mesma notícia pode ser dada de diversas maneiras, mas nunca com a mesma reação. Existe uma história, que é mais ou menos assim:

Reza a lenda de que certa vez um antigo rei teve um sonho e chamou o sábio do reino para interpretá-lo. E a ele contou:
- Ontem tive um sonho ao qual via que todos os meus dentes caíam, o que pode significar?
- Alteza, isto significa um mal presságio, significa que todos os seus familiares morrerão muito em breve!
- O que? Que difamação! Não pode ser! Mande decapitá-lo! Ninguém tem o direito de falar assim de minha família!

Assim sendo, e não satisfeito com a conclusão, mandou chamar um sábio de um reino vizinho e a ele contou:
- Ontem tive um sonho ao qual via que todos os meus dentes caíam, o que pode significar?
- Alteza, este sonho traz um bom presságio. Significa que vossa alteza viverás mais que todos os seus familiares.

Reparem que se trata da mesma conclusão, mas contada de maneiras distintas. Não é preciso dizer qual deles é mais adequada certo?

terça-feira, maio 03, 2005

Mais uma vítima do Keane!

E o Keane vem fazendo vítimas! A mais recente é a minha querida amiga, colega de Código Java e ex. professora de Redes II e II da UCB. A Flavinha! Ela tá viciada!

Então, só para não perdermos o costume, vou postar uma letra de uma outra música. Esta é mais famosa, passa nas rádios e na MTV. Não é preciso dizer que é ótima também, preciso? :o)

Keane - Somewhere only we know

I walked across an empty land
I knew the pathway like the back of my hand
I felt the earth beneath my feet
Sat by the river and it made me complete
Oh simple thing where have you gone
I'm getting old and I need something to rely on
So tell me when you're gonna let me in
I'm getting tired and I need somewhere to begin

I came across a fallen tree
I felt the branches of it looking at me
Is this the place we used to love?
Is this the place that I've been dreaming of?

Oh simple thing where have you gone
I'm getting old and I need something to rely on
So tell me when you're gonna let me in
I'm getting tired and I need somewhere to begin

So, if you have a minute why don't we go
Talk about it somewhere only we know?
This can be the end of everything
So why don't we go
Somewhere only we know?
Somewhere only we know?

Oh simple thing where have you gone
I'm getting old and I need something to rely on
So tell me when you're gonna let me in
I'm getting tired and I need somewhere to begin
And, if you have a minute why don't we go
Talk about it somewhere only we know?
This could be the end of everything
So why don't we go
So why don't we go

This could be the end of everything
So why don't we go
Somewhere only we know?
Somewhere only we know?
Somewhere only we know?

segunda-feira, maio 02, 2005

Vendo BMW

Vendo BMW, em bom estado, necessitando de apenas alguns retorques, conforme foto.

Foto

domingo, maio 01, 2005

Versões de mim (Verissimo)

Belissima mensagem! Vale a pena ler, reler e é claro, refletir a respeito. A vida é feita de escolhas, me fez lembrar o filme "O efeito borboleta" (The butterfly effect - 2004), que é baseado no teoria do caos, que tem como metáfora a história da borboleta que ao bater suas asas na América do Sul, poderia causar um tufão na China. Claro que o problema é muito mais complexo, envolve as teorias de Lorenz, abrange equações não lineares, soluções não periódicas, etc.

Ah sim, o texto? O texto tem tudo a ver! Um pequeno ato que você fizer hoje, pode mudar seu futuro por completo. A vida é feita de escolhas, certas ou erradas elas levam a caminhos distintos. O que é certo hoje pode ser errado amanhã e vice versa. A não previsibilidade é a grande magia que se esconde no futuro de cada um de nós. Boa leitura!

Versões de mim - Luiz Fernando Veríssimo


Vivemos cercados pelas nossas alternativas, pelo que podiamos ter sido.

Ah, se apenas tivéssemos acertado aquele número (unzinho e eu ganhava a sena acumulada), topado aquele emprego, completado aquele curso, chegado antes, chegado depois, dito sim, dito não, ido para Londrina, casado naquela época, feito aquele teste...

Agora mesmo neste bar imaginário em que estou bebendo para esquecer o que não fiz - aliás, o nome do bar é Imaginário, sentou um cara do meu lado direito e se apresentou:

- Eu sou você, se tivesse feito aquele teste no Botafogo.

E ele tem mesmo a minha idade e a minha cara e o mesmo desconsolo.

- Por que? Sua vida não foi melhor do que a minha?

- Durante um certo tempo, foi. Cheguei a titular. Cheguei à seleção fiz um grande contrato

Levava uma grande vida, até que um dia...

- Eu sei, eu sei... disse alguém sentado ao lado dele.

Olhamos para o intrometido... tinha a nossa idade e a nossa cara e não parecia mais feliz que nós, ele continuou:

- Você hesitou entre sair e não sair do gol, não saiu, levou o único gol do jogo, caiu em desgraça, largou o futebol e foi ser um medíocre propagandista.

- Como é que você sabe?

- Eu sou você, se tivesse saído do gol, não só peguei a bola como me mandei para o ataque com tanta perfeição que fizemos o gol da vitória.

Fui considerado o herói do jogo no jogo seguinte, hesitei entre me atirar nos pés do atacante e não me atirar, como era um herói, me atirei... levei um chute na cabeça não pude ser mais nada.

Nem propagandista, ganho uma miséria do INSS e só faço isto: Bebo e me queixo da vida, se não tivesse ido nos pés do atacante...

... ele chutaria para fora.

Quem falou foi o outro sósia nosso, ao lado dele, que em seguida se apresentou:

- Eu sou você se não tivesse ido naquela bola, não faria diferença não seria gol.

Minha carreira continuou, fiquei cada vez mais famoso, e agora com fama de sortudo também, fui vendido para o futebol europeu, por uma fábula.

O primeiro goleiro brasileiro a ir jogar na Europa embarquei com festa no Rio...

- E o que aconteceu? perguntamos os três em uníssono.

- Lembra aquele avião da VARIG que caiu na chegada em Paris?

- Você...

- Morri com 28 anos.

- Bem que tínhamos notado sua palidez.

- Pensando bem, foi melhor não fazer aquele teste no Botafogo.

- E ter levado o chute na cabeça...

- Foi melhor, continuou, ter ido fazer o concurso para o serviço público naquele dia. Ah, se eu tivesse passado...

- Você deve estar brincando, disse alguém sentado à minha esquerda.

Tinha a minha cara, mas parecia mais velho e desanimado.

- Quem é você?

- Eu sou você, se tivesse entrado para o serviço público.

Vi que todas as banquetas do bar à esquerda dele estavam ocupadas por versões de mim no serviço público, uma mais desiludida do que a outra.

As conseqüências de decisões erradas, alianças fracassadas, pequenas traições, promoções negadas e frustração, olhei em volta...

... eu lotava o bar, todas as mesas estavam ocupadas por minhas alternativas e nenhuma parecia estar contente.

Comentei com o barman que, no fim, quem estava com o melhor aspecto ali...

... era eu mesmo, o barman fez que sim com a cabeça, tristemente.

Só então notei que ele também tinha a minha cara, só que com mais rugas.

- Quem é você? - perguntei.

- Eu sou você, se tivesse casado naquela época.

- E?

Ele não respondeu só fez um sinal, com o dedão virado para baixo.

Creio que a vida não é feita das decisões que você não toma, ou as atitudes que você não teve, mas sim, aquilo que foi feito!

Se bom ou não, penso, é melhor viver do futuro que do passado!

Vicio atual: Keane

Pense em uma banda que é uma espécie de mistura de U2 + A-HA + Extreme? O resultado desta formula? Keane! Muito boa, estou viciado na música "Everybody is changing":

Keane - Everybody is changing

You say you wander your own land
But when I think about it
I don't see how you can
You're aching, you're breaking
And I can see the pain in your eyes
Says everybody's changing
And I don't know why

So little time
Try to understand that I'm
Trying to make a move just to stay in the game
I try to stay awake and remember my name
But everybody's changing
And I don't feel the same

You're gone from here
And soon you will disappear
Fading into beautiful light
Cause everybody's changing
And I don't feel right

So little time
Try to understand that I'm
Trying to make a move just to stay in the game
I try to stay awake and remember my name
But everybody's changing
And I don't feel the same

So little time
Try to understand that I'm
Trying to make a move just to stay in the game
I try to stay awake and remember my name
But everybody's changing
And I don't feel the same

Oh everybody’s changing and I don’t feel the same

Reativei!

Bom, de acordo com o ultimo post, estava atras de uma ferramenta de blog descente, justamente porque este serviço não permitia adicionar comentários por pessoas que não possuiam conta no BlogSpot. Voltando as configurações, depois de alguns meses, descobri que esta limitação foi removida e que poderia configurar meu serviço para tal. Então, estou reativando, para a felicidade de uns e indiferença de muitos. :o)